1. Identificação do Plano | ||
Título do Plano: | Subprojeto PIBID Teatro 2015 | |
Supervisor (a): | Regina Helena Espirito Santo | |
Coordenador (a): | Luiz Claudio Cajaíba Soares e Célida Salume Mendonça | |
Subprojeto: | Teatro | |
Período do Plano: | Agosto a Dezembro de 2015 | |
2. Identificação do Bolsista | ||
Nome: | Sidnaldo Lopes dos Santos | |
Lattes: | http://lattes.cnpq.br/7384403334087682 | |
e-mail: | dinho.lopez@hotmail.com | |
3. Resumo do Plano | ||
Proporcionar aos alunos do 7º ano do Colégio Estadual Raphael Serravale a vivência de técnicas de improvisação e jogos teatrais, visando à aprendizagem coletiva e individual de cada um e sempre unindo teoria e prática. Além disso, mostrar a importância do teatro para a sociedade em que vivemos, para que estes alunos possam enxergar o subtexto de um espetáculo teatral. Esta última proposta sendo BASEADO no método de Brecht do praticar o teatro e o entender profundamente o que esta sendo apresentado. Importante e incontestável conhecer os alunos com quem irei trabalhar, para que desta forma o trabalho que farei chegue de maneira espontânea a todos. Dinâmicas serão elaboradas para apresentação. |
||
4. Objetivos específicos do bolsista | ||
O principal objetivo é fazer com que se explore o teatro profundamente, mais do que toda a beleza do palco, mostrar a grandeza e todos os benefícios e aprendizado que o teatro pode nos proporcionar. A política que o teatro traz contigo, a história do teatro e o porquê dele existir. Jogos teatrais com base nas obras de Viola Spolin – O fichário de Viola Spolin e Augusto Boal – Jogos para atores e não Atores, além do Manual da Criatividade de Paulo Dourado e Maria Eugênia Viveiros Milet. Vivência do teatro. Instigar a ida a espetáculos teatrais e o entendimento do mesmo. Fundamentar minha pesquisa em Teatro através da leitura de bibliografia indicada pela Coordenação. |
||
5. Resultados específicos do bolsista | ||
Estimular a valorização do teatro na sociedade em que vivemos. Tornar mais claro a importância do entendimento do que se apresenta de forma ‘’teatral’’ em trabalhos de temas específicos. Aprimorar a minha formação quanto arte-educador e colaborar com a qualidade de ensino da arte-educação em escolas públicas. |
||
6. Cronograma específico do bolsista | ||
Data | Atividade de Iniciação à Docência | |
Agosto a Dezembro | Reuniões quinzenais com o supervisor. | |
Agosto a Dezembro | Reunião Geral com Supervisores, bolsistas e coordenação de área. | |
Agosto
Setembro a Dezembro Setembro Novembro Dezembro |
Observação em sala de aula com supervisor
Aplicação de estratégias de aprendizagem pelo bolsista Participação no Seminário Interno do PIBID Teatro Participação do ACTA na UFBa Apresentação pública dos resultados da turma |
![](https://pibidteatrocers.wordpress.com/wp-content/uploads/2015/10/vincent_van_gogh_0013.jpg?w=625&h=390&crop=1)