1. Identificação do Plano | ||
Título do Plano: | Teatro e percepção um novo olhar na rede publica de ensino | |
Supervisor (a): | Regina Helena Espírito Santo | |
Coordenador (a): | Luiz Claudio Cajaíba Soares/ Célida Salume Mendonça | |
Subprojeto: | Teatro | |
Período do Plano: | Agosto a dezembro de 2015 | |
2. Identificação do Bolsista | ||
Nome: | Caroline Rosário da Silva | |
Lattes: | 1498061881502692 | |
e-mail: | scarolrosa@yahoo.com.br | |
3. Resumo do Plano | ||
Este plano contempla as atividades participativas e coletivas que terão lugar com o 7º ano A no Colégio Serravalle e que envolvem os pontos a seguir:
Confecção de relatórios e planos de aula semanais; Desenvolver atividades que despertem a sensibilização à prática teatral, apreciação estética e introdução aos elementos teatrais; Desenvolver atividades que demostre a importância do trabalho coletivo e do aprender com o outro e o seu comportamento perante a sociedade; Fortalecer a ideia de pertencimento de grupo e de coletividade, demostrando a sua importância no meio; Aplicação de jogos teatrais, dramáticos e improvisacionais; Assistir e refletir espetáculos teatrais; Reuniões com a supervisora e os demais bolsistas do colégio para planejar e debater atividades, assim como definir cronogramas. |
4. Objetivos específicos do bolsista | ||
Estimular o desenvolvimento de habilidade com a prática docente; Acompanhar a realidade dos alunos em sua unidade escolar; Fazer com que seja parte do cotidiano o ensino de teatro na unidade pública; Envolver-se e contribuir com as atividades propostas e desenvolvidas pelo colégio; Respeitar a realidade e o conhecimento de cada aluno; Estimular a capacidade crítica e criativa do aluno; Despertar o interesse na leitura através de textos teatral; Construir coletivamente uma dramaturgia cênica e textual com os alunos; Apresentar aos alunos procedimentos de montagem de um espetáculo; Propiciar processo de criação livre, criativo e coletivo; Elaborar relatórios e pesquisas que norteiem o trabalho e o torne cada vez mais eficaz. |
||
5. Resultados específicos do bolsista
Colaborar com o resgate da autoestima dos alunos; Despertar a importância do trabalho coletivo; Despertar no aluno o desejo de ser ator Social e Cidadão crítico; Descobrir uma metodologia apropriada para construção de dramaturgia cênica e textual em sala de aula. Ser promotor de arte e cultura dentro da escola pública; Colaborar para sistematização de novas dinâmicas e estratégias educativas envolvendo o teatro; Um mostra didática com os alunos no final do ano; Contato dos alunos com espetáculos teatrais; |
||
6. Cronograma específico do bolsista | ||
Data | Atividade de Iniciação à Docência | |
Agosto/dezembro | Reuniões de Planejamento com coordenador e supervisores | |
Agosto/ setembro | Aplicação de jogos em sala | |
Outubro/nov/dez | Participação em seminários, oficinas, congressos e festivais. | |
Outubro
Novembro Dezembro |
Construção de cenas improvisadas
Ensaios de cenas selecionadas Apresentação da mostra e finalização do trabalho na escola |