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                    O Colégio Estadual Raphael Serravalle é uma escola da rede pública do Estado da Bahia, localizada em Salvador, no bairro do Itaigara, ficando próximo ao fim de linha da Pituba, o que lhe confere uma acessibilidade privilegiada. A escola abriga cerca de 2.800 alunos, divididos em Ensino Fundamental e Médio, ocupando 23 salas de aula, em sua capacidade máxima, e funcionando nos três turnos. Além das salas de aula do ensino regular, oferece espaços pedagógicos específicos, como salas de língua estrangeira, biblioteca, sala de informática, laboratórios de biologia e física, sala de apoio aos alunos com necessidades especiais e duas quadras poliesportivas, uma coberta e outra descoberta. Possui ainda um auditório, com capacidade para cerca de 200 pessoas. Tem uma gestão democrática, com direção eleita pela comunidade escolar, apoio do Colegiado Escolar e do Grêmio Estudantil.

                       Visando uma nova perspectiva apontada por pedagogos como Freire(1996), Morin( 2003) e outros, a proposta de uma educação dialógica, com base na Pedagogia do Teatro que buscamos em nossa prática, tem como um de seus objetivos substituir a autoridade intelectual e moral pela interação e investigação. É nesse contexto educacional que o colégio Estadual Serravalle se articula em parceria com subprojeto de Teatro do PIBID, sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Cláudio Cajaiba Soares e Profa.Dra. Célida Salume, docentes da Escola e Teatro e Dança da UFBA e coordenação geral da Prof. Dra. Alessandra Assis.

OS PONTOS RELEVANTES DA ATUAÇÃO DO PIBID de TEATRO NO CERS

                           Os bolsistas do PIBID de Teatro no CERS encontram diversas opções ao iniciar seu contato com a escola. Durante o turno Matutino, funciona o Ensino Fundamental II, com as séries do 6º ao 9º Ano, distribuídos em salas com cerca de 40 alunos. Nesse mesmo turno são realizadas as Oficinas do Ensino Médio Inovador, salas com no máximo 20 alunos desse outro nível, que possuem aulas regulares no Vespertino. No turno Noturno, funcionam o ensino Fundamental II e Médio, com salas menos numerosas e alunos geralmente maiores de 18 anos e trabalhadores. Além dessa diversidade de público, o CERS é referência no quesito Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais, atendendo um grande número de surdos, além de algumas pessoas portadoras de outras necessidades especiais como Síndrome de Dawn, Cegueira e Autismo. Qualquer que seja a escolha do turno ou nível de ensino pelo bolsista PIBID, pode ser que se encontre diante de uma turma onde esses alunos com necessidades especiais estejam regularmente inseridos. Se for esse o caso, contará com o apoio irrestrito dos profissionais especializados da escola, recursos materiais adequados, bem como técnicos/ tradutores de LIBRAS para auxiliá-los na mediação pedagógica com esses educandos.

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